quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O desafio do ensino digital e a integração da tecnologia ao currículo

http://www.gazetadopovo.com.br/midia_tmp/600--tirinha_tecnologia_sala_de_aula.jpg

" Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda", previu o educador e filósofo Paulo Freire. E já faz alguns anos que temos presenciado uma verdadeira revolução, nas ruas, nas salas de aula, na forma de pensar, educar e aprender com o auxílio da tecnologia.
O potencial das tecnologias para a inovação na educação está no reconhecimento desta mudança de papéis, tanto do estudante, que passa de objeto para sujeito da aprendizagem, quanto do professor, que passa de mestre absoluto para um facilitador.
Quando a tecnologia entra no sistema educacional sem essa consciência, torna-se uma "muleta" que segura o modelo antigo (a Pedagogia da Transmissão), em que professores e alunos continuam distantes, em que teoria e prática não se conversam, já que os conteúdos seguem descontextualizados, o ensino, burocratizado e o desânimo, generalizado.

Referências: Revista Educatrix, ed. Moderna, maio/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário